top of page

Acerca de

Cabaças

A cabaça foi uma das primeiras plantas cultivadas no mundo, não apenas para uso na alimentação, mas para ser utilizada como um recipiente de água. A cabaça pode ter sido levada da África para a Ásia, Europa e Américas no curso da migração humana ou por sementes que flutuaram através dos oceanos dentro da cabaça. Provou-se que estava no Novo Mundo antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492.

É utilizada nos estados do Sul do Brasil e países vizinhos (Argentina e Uruguai) para se fazer a cuia - recipiente usado para servir o chimarrão, bebida feita pela infusão da erva-mate - e também para fins de ornamentação de residências e de festas folclóricas em geral.

Cabaça G de Cauda Curvada (foto):
Ademir plantava pimenta para fazer conserva e vender à beira da estrada. Precisou de esterco para a plantação e veio nos pedir para ajudá-lo a encher alguns sacos no curral do Zé Borracha que tem uma pequena criação de gado leiteiro. No curral, havia uma cabaça rachada que Zé usou durante anos - assim nos contou com certo afeto - para pegar milho e ração e jogar para as criações no quintal. Ela tem uma pega que facilita essa ação, além da forma caber muito milho de um vez. Ali, rachada e deixada num canto, já não servia mais. Percebendo nosso interesse pela história da cabaça, Zé nos perguntou se ela nos seria útil. Trouxemos para o ateliê e colamos a parte rachada da sua história e a cabaça, agora em cerâmica, terá outras memórias. 

Nome da Empresa: José Alberto Bahia Duarte

Endereço Comercial: Rua do Pau de Óleo, 503, Piedade do Paraopeba - Brumadinho/MG
CNPJ: 35.009.721/0001-47
Contatos:
Telefone: 31 99995-5491

E-mail: ceramicastrespotes@gmail.com

  • Preto Ícone Instagram

O tipo da entrega será combinada com o cliente e o pagamento do frete será feito separadamente e é de responsabilidade do cliente.
 

Após realizar a compra, entrar em contato via whatsapp ou e-mail para combinarmos a entrega:
31 99995-5491

ceramicastrespotes@gmail.com   

bottom of page